O que é videorreportagem?

Os videojornalistas Fernando Hessel, Carol Thomé e Rodrigo Leitão criaram um vídeo bem legal para ilustrar as possibilidades da videorreportagem.

Na minha dissertação – Videorreportagem em três estilos: análise de um subgênero em formação – discuto, no segundo capítulo, a multifuncionalidade do videojornalista e a autoria na videorreportagem. No trabalho, concluo que:

Como atua sozinho em campo, um videorrepórter opera simultaneamente com os dispositivos imagético, sonoro e verbal e, ao fazê-lo, imprime seu modo e seu olhar. Tal característica distingue o videorrepórter do repórter de tevê e do cinegrafista e interfere no produto final. A prática possibilita novos arranjos da ordem do audiovisual articulada à expressão narrativa, assim como, a nosso ver, problematiza e reconfigura valores e premissas que definem o jornalismo como instituição como imparcialidade, objetividade, liberdade de expressão, atualidade, responsabilidade social, interesse público e vigilância.

Ao assumir a autoria como paradigma, entendemos que a videorreportagem reivindica um lugar diferenciado no campo do jornalismo e certa autonomia em relação ao modelo hegemônico do que se reconhece socialmente como (tele) jornalismo. O caráter autoral, desse modo, torna-se um aspecto de distinção e autolegitimidade da videorreportagem. Concordamos que elementos que caracterizam a videorreportagem como autoral, em boa medida, aparecem nos textos, manifestados pelo modo como os mediadores presenciais atuam, sem pretensão de ocultar a subjetividade. Dão opiniões pessoais, fazem comentários, emitem palpites, expressam sentimentos e sensações, participam dos acontecimentos e trazem suas histórias pessoais, sem, contudo, abandonar seu papel de jornalista. Mas o caráter autoral, a nosso ver, ultrapassa a expressão textual personificada ou não no eu, assim como o gerenciamento centralizador e multifuncional. A autoria na videorreportagem está se tornando uma questão de marca, evidenciada por quem faz – o videorrepórter – e como faz. Sendo assim ganha uma dimensão mercadológica que é estratégica para criar identidade à videorreportagem e possibilitar o reconhecimento do público e o sucesso de audiência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: